Reflexos | Cid Gomes acaba com motim e polícia militar volta ao serviço em Sobral, no Ceará

O motim provocado por esses policiais, em Sobral, acabou refletindo em todo o movimento que ameaçava paralisar as atividades no estado do Ceará. Conforme publiquei ontem, os relexos foram avassaladores, o fim do motim e o enfraquecimento de uma possível greve.
Policiais Militares que não participaram do motim retomaram o quartel após o episódio de tentativa de assassinato do senador Cid Ferreira Gomes (PDT).

O efetivo da polícia militar do batalhão de Sobral voltou ao serviço hoje, quinta-feira (20), após a confusão que deixou baleado o Senador e ex-prefeito da cidade, Cid Ferreira Gomes.

Nesta quarta-feira (19), Cid Gomes se deslocou de Fortaleza até Sobral para conter um princípio de paralisação supostamente de policiais militares, o motim estava armado no quartel do 3º BPM, mas antes do confronto, ainda pela manhã, homens encapuzados dirigindo viaturas do estado, obrigaram os lojistas fecharem os comércio sob ameaça de "arrastão".

Homens encapuzados obrigaram o fechamento do comércio em Sobral/Ceará

Os homens armados aterrorizaram a cidade, a população então, pediu ajuda do Senador sobralense. Ao desembarcar por volta das 16 horas, Cid Gomes, juntamente com parte população se dirigiram ao quartel localizado no centro da cidade, onde o ex-prefeito inciou dialogo com os amotinados, mas foi agredido com soco. Cid então intimou-os a deixarem o local, mas não foi atendido.

Cid Gomes usou uma retro escavadeira para arrancar o portão do prédio, quando disparos foram efetuados, atingindo na região do tórax. Após ser atingido Cid foi socorrido para o Hospital do coração, depois removido para Santa Casa de Misericórdia de Sobral para novos exames que não mostraram nenhuma alteração, Cid passou a noite na UTI do Hospital do Coração e hoje pela manhã voltou de helicóptero para Fortaleza.

Os amotinados esvaziaram o quartel após o episódio e apesar do assunto ser o principal tema na cidade, a polícia militar que ontem estava impedida de trabalhar, voltou ao serviço.

No restante do estado o serviço ainda não está totalmente restabelecido, mas a primeira tropa da Força Nacional de Segurança desembarcou na capital cearense na tarde de hoje.

Como publiquei ontem, no texto "Efeito bumerangue | A bala que não matou Cid Gomes, derrubou uma tropa inteira", o tiro que não matou o Senador Cid Gomes, graças a Deus, – para quem tem fé – também será lembrado como o disparo que dilacerou o movimento de paralisação da pequena parte da polícia militar do estado do Ceará, digamos que foi uma “bala bumerangue”, ela voltou e foi capaz de deitar não apenas um corpo, mas de derrubar uma tropa amotinada.

A paralisação, ao menos em Sobral, chegou ao fim, mesmo antes de começar e agora, líderes da categoria falam em retomar as negociações com o governo do estado, afinal sob a édige de uma intervenção federal, é impossível que qualquer movimento grevista sobreviva sem efeito, sem impacto.

Comentários