Complexo de Vira-lata | A subserviência de Bolsonaro à serviço dos "Estados Unidos em primeiro lugar",

Jair Bolsonaro e Donald Trump

O presidente Jair Bolsonaro não perdeu a oportunidade de, mais uma vez, bajular o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ontem fez seu discurso sobre o "Estado da União", tradicional fala dos presidentes estadunidenses a cada começo de ano. Bolsonaro foi ao facebook e falou que o discurso de Trump foi "fantástico. Ele, que chegou a dizer "I love you" para Trump, também destacou a frase "Estados Unidos em primeiro lugar" – o que sinaliza que o resto do mundo, incluindo o Brasil, vem depois.


A submissão de Bolsonaro aos Estados Unidos tem causado prejuízos concretos ao Brasil, que deve perder exportações para produtos como a China, o Irã e também outros mercados do Oriente Médio. Em seu discurso, Trump também falou em esmagar o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, sinalizando o risco de um confronto militar na América do Sul.

O aplauso de Bolsonaro à fala de Trump também representa aval a essa declaração, de tom bélico, e isso é particularmente danoso à estabilidade da América do Sul.

O que fica claro é que a subserviência de Bolsonaro à Trump é cada vez mais evidente, o presidente brasileiro se mostra uma "cadela abanando o rabinho pro dono", um vira-lata, complexo a qual muitos bolsonaristas são portadores.




Comentários