BRASIL NÃO TEM PODERIO NUCLEAR PARA OPINAR SOBRE EUA X IRÃ

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil "não tem forças armadas nucleares para poder dar opinião tranquilamente sem sofrer retaliações" a respeito do ataque dos Estados Unidos ao Iraque. A declaração foi dada na tarde de hoje em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Band.
Presidente Jair Bolsonaro
"Tenho que tomar cuidado com as palavras. Eu, como chefe de estado, o que porventura falar para você, Datena, pode até ser manchete no dia seguinte. Nós queremos paz, mas uma velha máxima no meio militar diz que quem quer paz tem que se preparar para a guerra", comentou.

Bolsonaro afirmou que o Brasil "abriu mão" de explorar a questão nuclear e repetiu, ao longo da entrevista, que manterá a cautela ao tratar do assunto.

"A nossa linha é pacífica porque, afinal de contas, não temos forças armadas nucleares para poder dar opinião tranquilamente sem sofrer retaliações", disse.

Sem responder diretamente se já tratou sobre a questão com o presidente dos EUA, Donald Trump, a quem Datena chamou de "amigo particular" do presidente brasileiro, Bolsonaro adiantou que o país é "favorável a qualquer medida que combata o terrorismo no mundo", mas com participação "apenas protocolar" — e não ativa.

"Não adianta ter um monte de diplomata do Itamaraty bom de saliva se quando acaba a saliva entra a pólvora. E o Brasil, para se inserir nesse mundo de falar mais em igualdade com outros países, tem que evoluir ainda. A gente não vai tirar proveito de uma possível guerra", declarou.

Do UOL

Comentários